terça-feira, 5 de outubro de 2010

INTERVENÇÕES NA COMUNIDADE

II ARRAIÁ KOLPING

No mês de Julho realizamos este momento, que teve sua preparação iniciada em junho com as crianças, adolescente e pais da comunidade.
E sua culminância se deu através de apresentações e muita festa!






AULAS DE CAPOEIRA

Conseguimos parceria com um voluntário para trabalhar capoeira com os jovens na comunidade. E já fazem 06 meses que esse trabalho vem sendo desenvolvido em nossa comunidade.

 

Mercado de Trabalho

Quando conclui meus estudos (Ensino Médio) em 2004, busquei no ano seguinte inserir-me no MERCADO DE TRABALHO, mas ninguém queria uma pessoa inexperiente e menor de idade para trabalhar; pois havia fiscalização... sempre havia uma razão/desculpa.

Então acabei sendo acolhida na Cooperativa de Artesanato, e fiquei fabricando cartões bordados, para serem vendidos, no decorrer deste processo aprendi através de observação a fabricar bijuterias.
Então decidi fabricar umas peças para uso pessoal, mas minha mãe me motivou a fabricar para vender, então acabei criando peças (brincos, colares, pulseiras) e sai de casa em casa para vender.
Durante este período conheci muitas pessoas e acabei virando meio que psicológa, porque vendedor também é psicologo e conselheiro.

Em 2006 com a oportunidade do Projeto Inclusão de Jovens, estagiei num escritório de prestação de serviços, que me fez desenvolver a percepção no trabalho com diversas tarefas. Além de aflorar novas habilidades, que eu não sabia que tinha.

Em 2008 a oportunidade do meu Primeiro Emprego através do Projeto Inclusão de Jovens, onde pude desenvolver um trabalho com jovens de 15 a 18 anos, como Educadora Social.

De 2009 à 2010 meu Segundo Emprego através do Projeto e-Jovem (http://www.e-jovem-ce.com/) onde trabalhei com Empreendedorismo Social, com jovens de 17 a 30 anos.

E com tudo isso aprendi muito e continuo aprendendo dia após dia.

2006 - Conhecendo... Movimentos Sociais...

Em 2006 participei do Projeto Inclusão de Jovens (Obra Kolping do Brasil): http://www.inclusaodejovens.org.br/Documentos/Resumo%20do%20Projeto.htm

Onde pude conhecer melhor a Comunidade Kolping Jovem Estudante, e iniciei uma participação mais profunda, contribuindo com a comunidade.
Além de conhecer melhor as pessoas e me desinibir diante das situações, afinal antes eu era muito caseira e tímida.

ADOLFO KOLPING

Nascido há 08 de Dezembro de 1813 em Kerpen, perto de Colônia, Alemanha, Adolfo Kolping exerceu o oficio de sapateiro até a idade de 24 anos. Chegou a miséria social do proletariado. Enfrentando grandes dificuldades, tornou-se sacerdote. Sua obra principal foi à fundação da Associação dos Jovens Artesãos que, além de procurar a melhoria das condições sociais do  operário, tinha em mira a evangelização. Verdadeiro apóstolo da juventude operária foi restaurador da vida católica e iniciador da reconstrução crista da sociedade. Começou sua obra no dia 06 de maio de 1849 numa  escola com apenas sete operários. Em 16 anos, ele já contava com 24.600 membros em 418 associações. Adolfo Kolping morreu a 04 de Dezembro de 1865 e seu corpo esta sepultado diante do altar de São José, na Igreja de Minoritas, em Colônia. No seu processo de beatificação contam inúmeras graças alcançadas por sua intercessão. Ele foi beatificado pelo Papa João Paulo II, no dia  27/10/1991, na presença de uma grande multidão de  membros da sua Obra. Cada membro de nossa  Organização, dizia Kolping, deve tornar-se “Um cristão autêntico, um trabalhador competente, um pai e mãe de família responsável, um cidadão comprometido”.

OBRA KOLPING

É um movimento social, popular, de católicos, a serviço do trabalhador e sua família, e tem como lema:
Religião - Trabalho - Recreação - Família - Sociedade
Finalidade: Promoção integral da pessoa humana e a transformação das realidades sociais, através da criação de estruturas mais justas e humanas.
Fundamentos: Toda a ação da Obra Kolping recebe inspiração e força de três fontes: A Pessoa e o Evangelho de Jesus Cristo, a Doutrina Social da Igreja e a Vida e Obra de seu fundador Adolfo Kolping.
Meios: A formação profissional e humana, apoio a pequenos empreendimentos de trabalhadores autônomos e a pequenos produtores rurais., incentivo à participação dos trabalhadores em associações e organizações que defendem seus interesses. Recusando toda forma de paternalismo, a Obra Kolping garante um apoio eficaz de caráter subsidiário, acompanhado de estímulos e educação. Este é o seu principio pedagógico; “Ajuda para auto-ajuda”.

“Nossa Missão é a promoção humana...”
“Contribuir para a promoção da pessoa nas diversas dimensões da vida, mediante a formação de grupos solidários de auto-ajuda, visando à construção de uma sociedade justa e fraterna.” “Quando os mais capazes se unem, suas forças se multiplicam,” (Adolfo Kolping).



ORIGENS

Natural de Baturité-Ceará, atualmente moro com meus pais na comunidade MANGA, tenho origens humildes, pois meus pais sempre trabalharam muito para criar a mim e a meu irmão.

Minha família passou por muitas lutas, já moramos de favor, em casa de taipa e hoje graças a Deus temos nosso cantinho. Nosso Palácio.

Estudei até o ensino Médio, que conclui em 2004, e de lá pra cá entrei no mundo dos movimentos sociais através da Obra Kolping.

Em meio  a esses anos, aprendi e cresci muito.
E sou o que sou hoje por tudo isso.

EU JOANA!

Sou assim...

Uma garota sonhadora, que deseja mudar o mundo de alguma forma, e partindo de seus conhecimentos e aprendizados até a atualidade, busco intervir no meu cotidiano e espaços onde estou inserida.

Podemos fazer muito, se buscarmos de alguma forma lutar pela vida...